Sintomas da Menopausa: Como Tratar!

Saiba Tudo Sobre os Sintomas da Menopausa

Antes de entender mais sobre os sintomas da menopausa, é preciso definir do que se trata. Trata-se do nome da última menstruação, um episódio que acontece e, em geral, acontece entre os 45 e 55 anos.

Esse fato ocorre por volta dos 40 anos e é chamada de menopausa, porém é precoce ou mesmo prematura. Em linhas gerais, o termo é empregado indevidamente para designar o climatério, a transição do período reprodutivo.

Mais Lidas da Semana:

  1. Anticoncepcional é Seguro?
  2. Chocolate PARA TPM: É Verdade ou Mentira?
  3. Sintomas da Menopausa: como tratar!

Muitos conhecem por ser fértil e também para aquele período reprodutivo na vida dessa mulher em questão. Sendo assim, a principal característica da menopausa é a parada das menstruações e esse fato fica muito claro.

como tratar os sintomas da menopausa

Quais são os sintomas da menopausa?

Em primeiro lugar, o sintoma principal é a interrupção na produção de estrogênio e é um hormônio responsável por esse controle da ovulação. Sendo assim, essa é a principal responsável pelos sintomas da menopausa.

Veja Mais Dicas de Saúde Feminina clicando aqui!

Deu para perceber que é algo que merece muita atenção e você poderá aprender as principais alterações. Desse modo, essa é a ausência desse hormônio pode causar e abaixo será o momento de conferir melhor:

Sintomas vasomotores (SVM)

Em resumo, essas são as ondas de calor no pescoço e na face, peitos que podem atingir até 80% das mulheres. Pois é, esse é um grande problema e, na maioria dos casos, é algo que acontece muito muita frequência.

Você mesmo deve ter ouvido casos ou está sentindo, a maioria desses sintomas e vale a pena atentar-se a isso. Sendo assim, se acontecer é quase certeza que você está passando pela fase conhecida como menopausa.

Síndrome geniturinária (SGM)

Algumas alterações na vulva, uretra, vagina e bexiga, todas são características que apresentam algum desconforto vaginal. Em tese, dificulta manter relações sexuais e esse aqui é o tipo de sintoma mais perceptível.

Irritabilidade e depressão

O estrogênio está totalmente associado a maioria dos sentimentos de bem-estar e autoestima mais elevada. Em outras palavras, é falta dele poder causar alguma depressão ou mesmo outros tipos de problemas psicológicos.

Osteoporose

Por conta dessa ausência de estrogênio e após a menopausa, a mulher pode vir a ter osteoporose. Resta mostrar que essa é a doença que causa um grande enfraquecimento ósseo e pode levar a fraturas.

Alterações no corpo

Em síntese, é muito possível que essa falta de hormônio possa causar a diminuição do brilho da pele. Dessa maneira, favorece essa concentração de gordura na barriga e também outras alterações no corpo, veja a seguir:

  • Falta do hormônio pode causar a diminuição do brilho da pele;
  • Favoreça a concentração de gordura na barriga.

Descontrole do colesterol

Mais uma vez, o estrogênio também está totalmente relacionado ao equilíbrio entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL) no sangue. Se der alteração no exame, procure atentar-se a esse fator que é bem relevante.

O que fazer depois de ter esses sintomas?

O mais importante é não ficar tomando remédios por conta própria e tampouco ter medidas que sejam paliativas. Ao evitar esse tipo de coisa, a tendência natural é que tenha um funcionamento que seja mais efetivo.

Por fim, mas não menos importante, a dica é sempre procurar um ginecologista para fechar o diagnóstico. Os sintomas da menopausa devem ser analisados, cuidados e os efeitos podem ser amenizados facilmente.

Aqui no Mundo M você vai encontrar tudo para melhorar o seu dia.

CONTINUE LENDO SOBRE SAÚDE FEMININA:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.