Será que Esses Alimentos Tiram Mesmo a Fome!

Alguns alimentos que dão sensação de saciedade por prolongado tempo, com isso, ajudam na perda de peso

Oi, aqui é a Lorena! E o artigo que preparei é pra citar alguns alimentos que dão sensação de saciedade.

Quando falamos em alimentos que matam a fome, o que vem a sua cabeça? Pode ser que a resposta seja alguma opção calórica ou até uma sobremesa com bastante chocolate e leite condensado.

Mas, você sabia que tem como garantir mais saciedade sem descuidar da saúde e, o melhor, protegendo o seu organismo? Aprenda a escolher os melhores ingredientes para matar a fome sem aumentar os ponteiros da balança, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida.

Aproveite as dicas e boa leitura!

Abacate

Além de matar a fome, também é uma importante fonte de energias, ajudando na reabilitação do organismo depois de horas de treinos e atividades que exigem esforço físico intenso. Pelo seu teor lipídico, promove a saciedade e fornece as chamadas gorduras boas.

Abóbora

Ela gera resíduo alcalino no organismo, favorecendo o equilíbrio ácido-básico, responsável pelo emagrecimento e pelo equilíbrio metabólico. Além disso, por possuir quantidade significativa de fibras, a abóbora auxilia na saciedade, na frequência evacuatória e na alimentação de toxinas.

Arroz Integral

Esse tipo de alimento, bem como massas e pães integrais, garante uma maior saciedade do que o arroz branco, já que leva bem mais tempo para ser ingerido pelo estômago.

Batata-Doce

É uma excelente fonte de carboidratos de índice glicêmico reduzido, fornecendo a energia necessária para as atividades do cotidiano e contribuindo para acabar com a sensação de fome. Ela é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que demoram mais para elevar sua glicemia. Com isso, você não tem oscilações bruscas na glicemia e tende a sentir uma sensação de saciedade prolongada.

Feijão-Branco

Diferentes dos outros tipos, o feijão-branco é mais rico nutricionalmente por conter grandes quantidades de proteína, ferro e fibras. A primeira substância ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue e as fibras alimentares facilitam o trânsito intestinal.

Frango

Além de conter aminoácidos essenciais de alta concentração, o frango apresenta digestão mais fácil que a carne vermelha e tem uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito. Assim, contribui para a manutenção de uma dieta saudável. Ele também é fonte de proteínas, ajudando na sensação de saciedade.

Folhas Verdes

Campeãs de fibras, as folhas verdes, como rúcula, agrião e almeirão, exigem muita mastigação e ninguém consome uma porção grande de salada sem trabalhar muito com os dentes. A mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

Gengibre

O gingerol, que dá o gosto picante ao gengibre, além de ser anti-inflamatório e antioxidante, tem um efeito antiemético, isto é, capaz de aliviar sintomas de enjoo e náuseas. Além disso, ele possui função termogênica, com propriedade de acelerar o metabolismo, ajudando no processo de perda de peso.

Kiwi

Rico em vitaminas, ele contém substâncias como niacina, potássio e magnésio. E, claro, as fibras. Possui também gorduras benéficas para a saúde, ou seja, aquelas que ajudam a controlar o chamado colesterol ruim (LDL).

Laranja

Famosa por esbanjar vitamina C, essa fruta é bem mais que isso. Seu bagaça, rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino e também contribui para colaborar a sensação de fome.

Manga

Como uma boa enganadora da fome, ela tem muitas fibras solúveis e insolúveis. Mangas são responsáveis por retardar o metabolismo do amido e dos açúcares, evitando os picos de insulina no pâncreas.

Pão Integral

Sem dúvidas, essa iguaria provoca uma saciedade bem maior do que o pão branco, por causa das fibras e dos grãos. Além disso, ele favorece as dietas, já que alimentos integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.

Queijo Branco

Rechear o pão integral com o queijo de minas é uma ótima pedida para quem quer perder alguns quilos. O excesso de proteínas no alimento sacia a fome por várias horas e evita que você coma fora de hora.

Ovo

O ovo é considerado o segundo melhor alimento (perdendo apenas para o leite materno), porque, além de ser relativamente barato, contém apenas  70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína.

Tofu

O queijo de soja é muito pouco calórico (cerca de 40 calorias a cada 100 gramas) e, se, bem temperado, ajuda a dar volume ao prato da refeição noturna. A dose de proteína, apesar de pouca, também auxilia a controlar a fome.

Também existem outras opções como a banana, berinjela, couve, melancia, salmão entre outros.

 

 

 

 

 

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