Óleo de Rícino: Como passar Óleo de Rícino no Cabelo

Óleo de Rícino e seus benefícios para os cabelos

Oi, aqui é a Lorena e preparei esse artigo para deixar seus cabelos mais saudáveis e maravilhosos!!!

O óleo de rícino, também conhecido como óleo ou azeite de mamona, é extraído das sementes da mamona, fruto comum no cerrado brasileiro. Seus benefícios são os mais diversos, sendo a maioria deles devido à presença do ácido ricinoleico, composto graxo ômega-9 com alto poder hidratante.

Mais Lidas da Semana:

  1. Hidratação de Cabelo: Receitas Caseiras Poderosas
  2. Brilho em Cabelo Preto: 10 Segredos para Você
  3. Cabelos Danificados: como cuidar sem pagar salão

Antigamente era conhecido por seu poder laxante, mas hoje leva a fama pelos benefícios que traz aos cabelos, pele e unhas. Inclusive já é encontrado em vários produtos de beleza sob o nome de “castor oil”, sua denominação em inglês.

Benefícios do óleo de rícino nos cabelos

O óleo de rícino é tão bom para os fios que vem ganhando espaço como componente principal de muitos produtos para cabelos secos e quebradiços. Este produto tem propriedades tanto de hidratação dos fios de cabelo quanto de limpeza do couro cabeludo, sendo indicado nos seguintes casos:

  • Restaura os fios, conferindo características como crescimento e hidratação;
  • Equilibra o pH e estimula a circulação do couro cabeludo, estimulando o crescimento e reduzindo a queda dos fios;
  • Sela as cutículas, deixando-as mais resistentes, sem frizz e também desintoxica de produtos químicos;
  • Combate a caspa.

É arriscado dizer que o óleo trate a queda de cabelo, uma vez que existem inúmeras causas para o problema, que vão desde condições genéticas a quadros de inflamação.

Nos casos de queda por eflúvio telógeno (traduzindo: quando os fios estão caindo antes do que deveriam) é que o óleo de rícino pode ser mais benéfico, justamente porque ele estimula que os fios voltem a fase anágena, ou seja, de crescimento dos fios.

Como usar o óleo de Rícino no cabelo

Para incentivar o crescimento dos cabelos, use duas colheres de sopa de óleo de rícino misturadas com 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie bem o couro e, se possível, mantenha a cabeça para baixo por cerca de 30 segundos para fazer com que o sangue leve mais nutrientes para os fios.

Para queda capilar, o mesmo procedimento também é eficaz, mas neste caso vale à pena adicionar 2 gotas de óleo essencial de cedro atlas, que faz com que os vasos capilares relaxem.

Se quiser hidratar os fios, adicione o óleo de rícino ao condicionador ou máscara de tratamento ou, até mesmo, passe diretamente nas madeixas. Depois, é só deixar agir por 30 minutos e, em seguida, lavar e finalizar como preferir.

Caso o cabelo seja seco, é possível aplicar o óleo como um finalizador após a lavagem. Desta forma, ele hidrata e protege os fios de agressões externas, além de atuar como um protetor térmico em caso chapinha ou babyliss.

CONTINUE LENDO MAIS SOBRE CABELOS:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.