Máscara Reconstrutora e seus Benefícios

Para que serve e como usar

Oi, aqui é a Lorena! E esse artigo é para mostrar a diferença da máscara hidratante para a máscara reconstrutora que serve para reconstruir cabelos que foram danificados e estão quebradiços e sem vida.

Alisamento, relaxamento, tintura, chapinha, modelador de cachos, tudo isso serve para embelezar os cabelos e deixar a mulher mais bonita e confiante, porém, em alguns casos, todos esses procedimentos podem danificar os fios, deixando-os frágeis, opacos e quebradiços.

Quando isso acontece é preciso recorrer a tratamentos que oferecem nutrição e reconstrução dos fios, tanto em casa, como no salão de beleza, e é nestas horas que a máscara reconstrutora pode ajudar.

As máscaras de cabelo têm funções específicas diferentes que vão depender do seu tipo de cabelo e do resultado que você quer obter com o uso.

Em geral, o uso de máscaras possibilita a hidratação do cabelo, a regeneração da fibra capilar e até a sua reconstrução. No entanto, ele também pode envolver outros benefícios, dependendo dos objetivos que querem alcançar nos fios.

O uso das máscaras tem tomado um novo significado no mundo da beleza, com a colaboração de grandes marcas dessa indústria.

Isso porque o mercado começa a pensar no custo-benefício de quem prefere cuidar dos cabelos em casa e cria opções úteis. Um exemplo disso são os potes com 1 kg de produto.

Além disso, as máscaras estão inovando nas suas composições e entraram na onda de receitas capilares caseiras, profissionalizando misturas comuns de cremes com maionese, abacate e café, por exemplo.

Tratamento tem como principal objetivo repor queratina aos fios

Tendo a queratina como ingrediente principal, que é a principal proteína que forma o fio, responsável também, por reter a umidade do cabelo. Entretanto, não é indicado usar essa máscara com frequência.

O ideal é que você a utilize a cada 15 dias, para não fornecer excesso aos cabelos, o que pode causar danos colaterais.

A queratina é composta por 19 aminoácidos. E as agressões que o cabelo sofre diariamente como coloração, descoloração, relaxamentos, alisamentos, entre outros, deixam os fios frágeis.

Toda reconstrução contém queratina em sua fórmula, mesmo que não de forma evidente.

Bem como a queratina (cisteína e arginina), o colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina também são alguns dos ingredientes que geralmente constam na máscara.

Queratina: Com o efeito de ser uma proteína condicionante, que com seu alto peso molecular é capaz de reter umidade, o que reestrutura o fio em toda a extensão.

Complexo ativo de aminoácidos: Em resumo, é uma combinação que possui afinidade com a queratina, fazendo os espaços danificados da fibra serem preenchidos e reconstruídos.

Proteína do trigo: Ela é responsável por formar uma película sobre a fibra capilar, de tal forma que auxilia na reparação de escamas de queratina nos fios danificados. Além de encorpar, dar brilho e sedosidade pro cabelo.

Como modo de potencialização de efeito, você pode acrescentar queratina líquida no creme utilizado.Confira 5 benefícios da reconstrução para a saúde dos seus fios:

Para todos os tipos de cabelos

O tratamento é ideal e indicado para todos os tipos de fio. Não são apenas processos químicos de alisamento, que causam a perda de queratina, mas também as colorações e fatores naturais, como a luz do sol.

Cabelos enfraquecidos

Seus cabelos embaraçam e quebram com muita facilidade? Esse é um sinal de que seus fios estão enfraquecidos e precisam repor massa capilar. Como o tratamento de reconstrução age dentro da fibra, a queratina fortalece a estrutura do cabelo, restaurando os fios que estavam fracos.

Revitalizados logo no início

Um dos benefícios da reconstrução capilar é que, logo no início do tratamento, os fios já mostram sinais de recuperação na sua textura.

Repõe proteínas

Entre os principais ativos que compõem as máscaras reconstrutoras, estão as proteínas: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno e aminoácidos. Assim, ao buscar um bom creme reconstrutor, priorize os produtos que apresentam esses ativos em sua composição para obter um tratamento completo e um resultado satisfatório.

Fios saudáveis, brilhantes e macios

Além de agir na fibra do cabelo, restaurando e fortalecendo a parte interna do fio, o tratamento de reconstrução também age depositando agentes condicionantes que tratam as camadas externas do cabelo, deixando-o totalmente saudável, mais resistente, com brilho e maciez.

A reconstrução capilar é um tratamento essencial que pode ser feito em casa. Dessa forma, avalie as condições dos seus fios, faça um teste de porosidade e defina um cronograma capilar completo, livrando os cabelos de quebras, aspereza e opacidade.

Como aplicar

É bem simples a forma de aplicação. Após a higiene dos fios, que deve ser feita, preferencialmente com um shampoo anti resíduo. Com a finalidade de abrir a cutícula do cabelo e retirar todas as impurezas.

Não aplique a máscara com o cabelo extremamente molhado, primeiramente, retire o excesso de umidade. Em segundo lugar, aplique o produto com uma espátula ou pincel próprios e siga as orientações do fabricante.

Após retirar o produto, utilize o condicionador, que serve para fechar a cutícula dos fios.

Quando for aplicar o produto, não cometa estes 3 erros

Como você viu, os benefícios de fazer hidratação com máscara de cabelo são muitos. Mas olha, você precisa saber aplicar corretamente o produto.

Caso contrário, tudo de bom que ele pode proporcionar ao seu fio pode se reverter em quase nada.

Agora, confira os erros que você NÃO deve cometer ao usar máscara capilar e entenda o porquê.

1. Passar máscara no couro cabeludo: aumenta a oleosidade e causa caspa. Aplique apenas no comprimento dos fios.

2. Pegar o produto diretamente do pote com as mãos: os fungos e bactérias que naturalmente estão nas suas mãos e unhas, podem se proliferar muito rapidamente por todo o pote. Isso faz com que o produto perca a sua eficácia. Prefira separar com uma espátula a quantidade que você vai usar.

3. Não massagear os fios: a simples aplicação do produto não dará um resultado satisfatório se você não fizer com que ele penetre no cabelo. Massageie cada mecha com os dedos.

Como fazer a reconstrução capilar?

Ela segue o mesmo princípio da hidratação, é só seguir as recomendações descritas no rótulo pelo fabricante, mas atenção: essa etapa confere massa aos fios, ou seja, o cabelo pode ficar denso, pesado e até com aspecto de engordurado.

Quando o cabelo ficar assim não se desespere existe um truque! Pegue aquele condicionador que tem no seu banheiro, pode ser o condicionador mais simples que você tiver e aplique depois de retirar a máscara para promover leveza aos fios.

Depois é só enxaguar normalmente e finalizar como de costume!

Prontinho! Agora é só manter essa etapa pelo menos uma vez dentro do seu cronograma para manter a saúde dos fios.

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.