Dicas Para Entrar Plena no Ano Novo

A contagem regressiva para a chegada de 2020 já começou!

Oii Lorena aqui com dicas para entrar plena no ano novo. O Ano Novo já está quase entre nós! O tradicional brinde da virada faz parte da festa, mas ele geralmente vem acompanhado de uma noite de muita bebida e comida durante a noite de comemoração.

Ninguém quer saber de ressaca, especialmente no dia 1º de janeiro, quando mal estreamos um ano novinho em folha.

Mas nós também não queremos deixar de beber para celebrar a chegada de 2020, né? A solução para isso é prevenir a ressaca ou, pelo menos, diminuir os efeitos dela no nosso corpo. Se todo mundo se precaver direitinho, todo mundo acorda bem no dia seguinte!

Se a sua comemoração ideal envolve muita comida e bebida, é comum que a preocupação com o que comer ou não e como se manter saudável durante a festa da virada já tenha dado as caras por aí. Mas não precisa se desesperar: não há nada que um bom detox e algumas dicas de expert não resolvam. Confira!

Dicas Para Entrar Plena no Ano Novo

Beba água junto com a bebida alcoólica

Você já deve ter ouvido falar que alternar um copo da bebida alcoólica de sua preferência com um copo de água faz toda a diferença no dia seguinte. Essa teoria se prova verdadeira na prática: Sempre beber água é uma forma de diminuir os efeitos do álcool sobre o corpo, independentemente do drink que você escolher. 

É que ela hidrata o organismo e ajuda o fígado a processar os bons drinks ingeridos. Se você está seguindo algum tipo de dieta, vale lembrar que uma bebida feita com destilados é melhor que seis latas de cerveja ou várias taças de vinho.

Evite beber de estômago vazio

Se você já sabe que vai beber na festa da virada de ano, a dica é dedicar uma atenção especial ao prato principal da noite: as comidinhas da ceia vão te ajudar a evitar a ressaca. De estômago cheio, o álcool demora mais a ser processado pelo organismo e, como consequência, seus efeitos são minimizados.

É que as bebidas alcoólicas chegam mais rapidamente à corrente sanguínea de quem está de jejum, que pode estar relacionado a uma estratégia de perda de peso, ou não se alimentou direito nas últimas horas.

Aposte em carboidratos para se recuperar

Não seguiu as dicas acima e acordou sentindo os efeitos da ressaca? Nesse caso, se aconselha apostar em alimentos ricos em carboidratos para ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Mas não se engane: pizza, pão e bolo não são as fontes mais adequadas para esse momento.

Opte por frutas, torradas, pães de grão, preferencialmente sem glúten ou de fermentação natural, raízes e frutas secas, por exemplo. Essas últimas ajudam até a melhorar o humor.

Não misture drinks

O segredo para se evitar a ressaca é moderar na bebida alcoólica. Porém, na virada do ano, geralmente, não queremos muito controle. Daí, o que vale fazer mesmo é bancar a esperta durante os festejos. Evite misturar drinks e bebidas destiladas. Se você estiver bebendo cerveja, fique só nela.

É bom ter sempre um copo de água por perto. Hidrate-se bem durante os festejos e se alimente antes de ingerir bebida alcoólica.

Os poderes da água de coco

Ela é rica em potássio, sódio, magnésio e sais minerais. É um dos melhores hidratantes naturais. Trata-se de um repositor excelente do status de hidratação corporal. Sabe aquele copo de água entre um drink e outro? Você pode substituir por uma água de coco. Se for intercalado com o álcool, e nas 24h seguintes após a ingestão de bebida alcoólica ajuda bastante a reduzir os sintomas de ressaca como dor de cabeça, náuseas, prostração, e fraqueza. 

Remédios caseiros

Não é lenda, eles realmente funcionam! Não estamos falando daqueles chás amargos que sua mãe costuma fazer quando você está mal. Os tais remédios são, na verdade, sucos ricos em vitamina C, como acerola, kiwi, tangerina, laranja e limão. Eles atuam como poderosos antioxidantes e ajudam a diminuir os efeitos deletérios prejudiciais à saúde da ressaca.

Outros alimentos como canela, mate natural, e chocolate quente também são úteis para melhorar a disposição e evitar a piora da dor de cabeça, mal-estar e astenia. O gengibre, o alho e a cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e podem também ser úteis nessas ocasiões.

Não, a fritura não vai ajudar!

Quando terminamos uma noite repleta de álcool, parece que um dragão toma conta de nosso estômago. Queremos comer tudo o de mais calórico e gorduroso. Temos de resistir bravamente a essa tentação.

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de comida gordurosa pode piorar os efeitos da ressaca, por isso evite: leite de vaca, carnes vermelhas e frituras. Então, no dia seguinte, o melhor mesmo é dar preferência a carnes magras, legumes frescos crus ou cozidos e alimentos integrais.

Respeite o limite do seu corpo

Saber a hora certa de parar pode ser um diferencial na hora de tomar bons drinks. Euforia, desinibição, perda de reflexos, sonolência e diminuição da consciência são alguns dos efeitos comuns que o álcool exerce sobre o corpo. Reconhecer esses sintomas é essencial para conseguir se divertir nas festas de fim de ano e acordar bem no dia seguinte. Entenda e respeite seu limite. Cada organismo tem um! E se você está de dieta, o cuidado deve ser redobrado: bebidas alcoólicas também engordam devido às “calorias líquidas”.

Então, cuidar de uma ressaca não tem mistério. O difícil é lidar com os desconfortos físicos e mentais. A ingestão exagerada do álcool pode desequilibrar o funcionamento de órgãos, como o intestino e o fígado, assim como pode prejudicar o metabolismo.

Assim, outra dica são os antiácidos e magnésio, pois diminuem o desconforto digestivo. Mas eles servem apenas como apoio, o restante, nós devemos fazer. 

E aproveito para desejar em nome do Mundo M, ótimas festas e boas energias!

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