Cuidados com Cabelo Platinado: Dicas para manter saudável e Lindo

Pintar o cabelo de loiro platinado é uma decisão e tanta, mas a mudança de visual vale a pena, né?

Oi, aqui é a Lorena! E esse artigo é para as mulheres que querem mudar o visual, mas ainda tem dúvidas de como cuidar do cabelo platinado.

O platinado é uma tendência fortíssima para os cabelos. O visual é super moderno, mas exige muitos cuidados. A coloração traz muita personalidade ao look, além de chamar bastante atenção. Mas as loiríssimas de plantão sabem que a tonalidade dá trabalho justamente por conta da descoloração, que resseca os fios.

Mais Lidas da Semana:

  1. Hidratação de Cabelo: Receitas Caseiras Poderosas
  2. Brilho em Cabelo Preto: 10 Segredos para Você
  3. Cabelos Danificados: como cuidar sem pagar salão

O importante é investir em tratamentos específicos e montar aquele cronograma capilar. Todo o processo para platinar começa com a remoção dos pigmentos dos fios, principalmente se você usa tonalizante ou tinta.

Para isso, o pó descolorante é o preferido dos profissionais, pois tem a capacidade de clarear até oito tons. Em geral, todo o método de despigmentação pode levar mais de uma vez para chegar ao branco. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para cuidar do cabelo platinado. Confira!

Mantenha uma rotina de cuidados

O ressecamento dos fios é ainda mais intenso quando se descolore as madeixas, como é o caso do cabelo platinado. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados.

A dica é optar pelo cronograma capilar, que tem a proposta de, através de sessões de nutrição, hidratação e reconstrução, devolver ao cabelo tudo o que ele precisa para ficar lindo e saudável.

Como fazer cronograma capilar para cabelo platinado?

O primeiro passo é avaliar o estado dos seus cabelos. O teste de elasticidade é bem rápido e prático: é só tirar um fio da sua cabeça e puxá-lo. Se ele voltar ao normal, significa que está saudável. Se ficar todo enrugado com aquele famoso efeito chiclete, chegou a hora de investir em tratamentos específicos para recuperar a saúde das madeixas.

Hidratação

Hidratação é o tratamento mais importante para todos os tipos de cabelo, principalmente, do loiro platinado. Os fios perdem muita água por causa da descoloração (isso explica o ressecamento), e o líquido precisa ser reposto para que as madeixas fiquem com a estrutura saudável.

O tratamento pode e deve entrar em seu cronograma capilar. A agenda composta por hidratação, nutrição e reconstrução deve ser feita de acordo com as condições dos seus fios. Mas como o platinado é uma tonalidade muito clara, provavelmente, seus cabelos devem estar bastante ressecados.

Vale lembrar que todo o procedimento químico deixa as madeixas sensibilizadas. Assim sendo, há necessidade de hidratar os fios antes e depois de todo o processo.

Escolha produtos específicos

Para obter um bom resultado, é fundamental que o tratamento seja continuado em casa. Por isso, recomenda-se sempre usar produtos adequados. Shampoo, condicionador e máscara devem ser todos específicos para cabelos descoloridos e platinados.

Procure itens com blends vitamínicos, muita hidratação, como aqueles à base de semi de lino, águas marinhas, babaçu, murumuru, enfim agentes emolientes e hidratantes que ofereça nutrição.

Além disso, alguns ativos são muito importantes, como queratina, elastina, cistina, vitaminas A e E, além do fator de proteção solar.

Shampoo desamarelador e máscara matizadora

Você percebeu que na hidratação apareceu a máscara matizadora. Então, em supermercados, farmácias e perfumarias já existem várias opções do produto para mulheres de cabelos platinados, que querem tirar o amarelado e deixar os fios hidratados ao mesmo tempo.

O indicado é lavar os cabelos com shampoo desamarelador e terminar o tratamento com a máscara matizadora. Sempre respeite o tempo indicado no rótulo dos produtos para que o resultado seja perfeito.

Substituir condicionador pela máscara de tratamento

Após o processo de descoloração o cabelo fica mais sensível e poroso, por isso é importante substituir o condicionador pela máscara de tratamento. A máscara tem mais ativos hidratantes que o condicionador e tem como principal função hidratar o cabelo. Além disso, hidratar também garante reconstrução ou nutrição.

É comum que o shampoo roxo deixe os fios um pouco ressecados após a lavagem, é nessa hora que a máscara matizadora entra em ação. Além de ajudar a retirar o amarelado dos cabelos, o produto hidrata e nutre os fios platinados.

Faça manutenção com frequência

Manutenção é sempre importante quando queremos um resultado mais prolongado. Com os cabelos platinados, o cuidado é redobrado. É necessário retoque de raiz (caso faça desde a raiz) frequentemente, além de produtos específicos e cuidados antirressecamento.

Use óleo de coco

Para um visual mais natural, se recomenda o uso de óleo de coco nos fios uma vez por semana. Deixe agir por vinte minutos e lave com shampoo posteriormente.

Aposte no leave-in

O leave-in é aplicado nos fios após a lavagem. Essa prática de finalizado é ideal para diminuir o frizz e acabar com o aspecto arrepiado das madeixas.

Não coloque química sobre química

Platinou os cabelos, mas quer fazer outro procedimento com química como, por exemplo, a progressiva? Antes disso, recomenda-se que se faça uma mecha teste e verifique se os fios irão resistir.

Fazer cauterização a cada 15 dias no salão

Não adianta só descolorir as mechas e nunca mais voltar ao salão. Quem adota o visual platinado tem que estar consciente de que ele envolve uma série de cuidados profissionais.

Tratamentos de recarga de queratina que vão fortalecer os fios quebradiços e elásticos são os mais indicados para cabelos nesse tom. Dois tratamentos que são fundamentais para isso são a cauterização capilar e a reconstrução capilar, que normalmente são indicados uma vez por mês.

Há também tratamentos específicos para cabelos loiros acinzentados com nutrientes que devolvem até 50% da maciez e brilho naturais e podem ser encontrados nos salões de beleza.

Dê preferência a escovas macias (com cerdas naturais)

Infinitamente mais macias que as cerdas sintéticas, as cerdas naturais massageiam o couro cabeludo, ajudando a ativar a circulação. Como benefício, os cabelos ficam mais brilhantes e crescem rapidamente.

Além disso, as cerdas naturais desembaraçam e penteiam mais suavemente os cabelos e distribuem de forma igual a oleosidade natural dos fios, da raiz até as pontas, ajudando a prevenir o frizz e as pontas duplas.

Cortar os cabelos a cada três meses

O cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês. Cortar os fios a cada três meses é imprescindível para que as madeixas não fiquem com aquele efeito espigado, além das indesejáveis pontas duplas.

Evite chapinha e babyliss

Deve-se evitar o uso excessivo da chapinha e do babyliss, mesmo em processos de cauterização e escovas progressivas, pois a ação das mesmas provoca um tom alaranjado nos fios acinzentados. Além de ressecar os fios e provocar pontas duplas.

Em geral, todo o método de despigmentação pode levar mais de uma vez para chegar a cor desejada. Clarear é possível, mas não podemos deixar de citar a importância da estrutura do cabelo. Isso significa que, quanto mais saudável o cabelo estiver antes das descolorações, melhor o resultado final.

CONTINUE LENDO MAIS SOBRE CABELOS:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.