Cuidados com a Pele (passo a passo)

Rotina de cuidados diários com a pele do corpo e rosto

Oi, aqui é a Lorena! Preparei esse artigo para mostrar a importância de se manter a pele limpa, hidratada e protegida dos raios UV, pois esse cuidado, vai muito além da estética.

A pele é o maior órgão do corpo humano. E, por conta de sua extensão, cada região possui características específicas que precisam ser atendidas com o produto certo. Porém, atualmente existem tantos tipos de cremes e loções que fica difícil distinguir para que cada um deles serve e em qual local usar.

Mais lidas da semana:

  1. 10 Alimentos Incríveis Contra Celulite
  2. Como Evitar as Primeiras Rugas
  3. Cuidados Caseiros com a Pele do Rosto

Primeiramente é preciso entender que o cuidado diário com a pele, seja do rosto ou corpo, é essencial para manter uma boa saúde. Além disso, é fundamental manter a pele hidratada, ingerindo a quantidade suficiente de água.

Além de deixar a aparência mais jovem, os hidratantes ajudam a derme a não perder água, já que em suas formulações podem conter também substâncias umectantes ou emolientes que ajudam a pele a não perder água e manter a pele mais flexível, garantindo mais viço, brilho e elasticidade.

Bons níveis de água na pele permitem combater e desacelerar grande parte dos processos fisiológicos que enfraquecem nossa pele, como a degradação do colágeno e da elastina, que leva ao aparecimento de rugas e perda de elasticidade. O resultado é um tônus mais luminoso e suave.

Dicas para quem deseja manter a pele linda e saudável

Passo 1 – Limpeza Diária

Ela é essencial para reduzir a oleosidade que se torna mais frequente no verão. Lembre-se os diferentes tipos de pele, inclusive a oleosa, também podem ser sensíveis. Por isso, prefira produtos que combinem eficácia com suavidade, evitando a sensação de “espichamento” da pele.

O ideal é usar produtos suaves que removam impurezas e resíduos sem irritar a pele, mantendo sua hidratação natural, essa dica vale também para o corpo, que pode ficar mais ressecado neste período de piscina, praia e sol.

Passo 2 – Fotoproteção

Apesar do fotoprotetor ser um item indispensável durante o ano todo, no verão é necessário um cuidado redobrado com a proteção da pele. A maior incidência das radiações solares (UVA e UVB), mas também da infravermelha, presente em tudo que produz calor (como chapinha e secador de cabelo).

E ainda, da luz visível, emitida por lâmpadas e tela de smartphones e tablets, podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce, aparecimento de manchas, e ainda, causar câncer de pele.

Para prevenir todos esses efeitos, use diariamente um protetor solar com FPS de no mínimo 30, e não apenas quando for à praia. Não se esqueça de replicar o protetor solar durante o dia, a fim de assegurar sua eficácia.

Passo 3 – Hidratação de dentro para fora e de fora para dentro

A água ajuda a eliminar as toxinas de todo organismo, sendo essencial para a manutenção de uma pele bonita e saudável. Por isso, beba bastante água durante o dia, para hidratar seu corpo e sua pele!

Para complementar os cuidados com a pele , é muito importante usar hidratantes após a exposição ao sol e a água do mar ou piscina, que tendem a deixá-la mais ressecada, comprometendo a proteção de sua barreira natural.

Para proporcionar uma hidratação profunda é necessário que o produto contenha ingredientes que façam as 3 ações essenciais:

  1. Ação Umectante: responsável por atrair a água do ambiente externo para a pele
  2. Ação Emoliente: promove flexibilidade e maciez da pele
  3. Ação Oclusiva: cria uma barreira na pele para reduzir a perda de água

Pés, joelhos e cotovelos

Antes da hidratação, é preciso pensar na esfoliação, que deixa o tecido mais fino e ajuda a remover as células mortas, facilitando a penetração e ação dos ativos hidratantes. Os pés naturalmente são mais espessos pelo atrito constante com sapatos ou com o chão.

Já as áreas de dobras, como cotovelos e joelhos, têm uma tendência ao ressecamento porque são regiões de pele mais espessa e que sofrem constante fricção. Nestas áreas, a esfoliação deve ser feita uma vez por semana, e o produto utilizado precisa conter grânulos pequenos, os menores possíveis, pois assim a pele é menos agredida.

Logo após a esfoliação, é indicado aplicar um hidratante de textura mais densa, com movimentos suaves e circulares, pois isso ajuda na absorção e ainda estimula a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas, a absorção de oxigênio pelas células e pode ajudar na renovação da pele.

Rosto, pescoço e colo

o rosto, pescoço e colo pedem cuidado exclusivo. Essas regiões são, geralmente, as primeiras a apresentar marcas da idade, já que possuem uma pele mais fina e sensível e são muito expostas ao sol.

O descuido com essas áreas provoca manchas, rugas, flacidez, perda de luminosidade e maciez. Apesar do sol acentuar esses problemas, pois pode degradar o colágeno, o surgimento de rugas e da flacidez acompanha o envelhecimento natural do ser humano.

E pode haver variação na intensidade dessas modificações, que dependem também da constituição genética de cada um. Além de aplicar filtro solar no colo e no pescoço todos os dias, manter a região hidratada garante uma pele mais saudável.

Recomenda-se, o uso de produtos não comedogênicos, que não entopem os poros, e hipoalergênicos que minimizam o possível surgimento de alergias. Portanto, ao escolher seu hidratante, fique atenta a sua fórmula e busque sempre a recomendação de seu dermatologista para encontrar o produto mais adequado para seu tipo de pele.

Usar o hidratante logo após o banho, de preferência ainda no banheiro. O vapor da água quente do banho ajuda na penetração do creme na pele. Sempre fazendo movimentos circulares para penetrar mais facilmente na pele.

CONTINUE LENDO MAIS SOBRE ESTÉTICA:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.