Como Melhorar a Confiança no Relacionamento

Não deixe que a desconfiança tire sua felicidade

Oi, aqui é a Lorena! E preparei esse artigo para você não consegue confiar no seu parceiro ou acha que ele não acredita em você e não sabe como melhorar a confiança no relacionamento.

Aprender a confiar no outro não é tarefa fácil, principalmente se já tivemos alguma experiência negativa e perdemos a confiança no outro. Isso não significa que confiar plenamente seja impossível.

Mais lidas dessa semana:

Se você está passando por alguns problemas de confiança no seu relacionamento, principalmente quando você está tendo dificuldade em confiar no parceiro, tenha em mente que existem algumas alternativas para aumentar a confiança no parceiro e elevar a qualidade do seu relacionamento amoroso.

Melhorar a comunicação e serem mais transparentes possível. O sentimento de insegurança é uma causa comum, sendo assim, buscar melhorar a sua autoestima e se divertir mais são coisas básicas e primordiais para ter autoconfiança.

Aprenda a confiar em si

Para confiar no outro, precisamos primeiramente aprender a confiar em nós mesmos. Muitas das desconfianças que temos do parceiro, são na verdade, desconfianças que temos de nós mesmos ou pelo menos, são frutos de nossas próprias “fraquezas”.

Portanto, o primeiro passo para aprender a confiar no outro é saber confiar em si mesmo.
Confiar em si mesmo significa ter mais autoconfiança em si e nas suas atitudes.

Essa autoconfiança pode ser adquirida ou aprimorada a partir do momento que você passa a se conhecer melhor e ter mais segurança de suas escolhas e de suas decisões.

Se você estiver segura em relação a sua escolha de parceiro amoroso, segura de que quer mesmo esse relacionamento com essa pessoa, você pode então passar a confiar tanto em si quanto nele para esse relacionamento funcionar de uma forma satisfatória.

Entenda porque você não confia nele

Refletir sobre a sua insegurança é entender o que é preciso ser feito para amenizá-la. Tente descobrir quando essa suas desconfiança começou, porque ela começou e o que você pode fazer para ela deixar de existir.

Em alguns casos a desconfiança pode surgir como consequência de comportamentos do parceiro, em outros casos, ela pode surgir devido a comportamentos nossos, ou até mesmo por termos vivenciados experiências negativas com outros parceiros.

Entender o início de tudo é aprender a combater a insegurança.

Não procure por motivos para ter desconfiança

Geralmente quando há desconfiança em um relacionamento, a pessoa desconfiada fica procurando por motivos para sentir-se assim.

Ao fazer essa procura, é possível que a pessoa comece a desconfiar de várias coisas (que normalmente não seriam dignas de gerar desconfiança), dessa forma, tudo o que o parceiro faz passa a ser algo negativo para quem desconfia, fazendo com que a relação fique inviável.

Portanto, é preciso aprender a lidar com a desconfiança e parar de buscar motivos para ela existir. Com o tempo você volta a conviver com a confiança e para de achar que tudo é motivo para traição.

Explore seus interesses

Desenvolva-se como um indivíduo e não seja apenas o parceiro de um relacionamento. É importante fazer atividades que o agradem para se livrar do estresse. Escolha algo que seja divertido e pratique pelo menos uma vez por semana.

Controle suas emoções

Não haja por impulsividade. Determinadas atitudes que são tomadas sem pensar, sufocam o parceiro(a), além de magoá-lo também.Então quando tiver uma crise de ciúme, respire fundo antes de fazer acusações.

Evite pensamentos que trazem a desconfiança

Existem alguns pensamentos que fazem com que comecemos a desconfiar de nossos parceiros. Esses pensamentos, em sua maioria, são fantasiosos, ou seja, são frutos de nossa imaginação, mas mesmo assim fazem emergir vários tipos de sentimentos.

Em alguns casos, apenas por pensar que estamos sendo traídas, já acreditamos que isso é verdade, perdendo a confiança no parceiro.

Portanto, é preciso evitar esses pensamentos fantasiosos. A primeira coisa a ser feita para evitar esses pensamentos é perceber que eles não são reais.

Então, sempre que você estiver pensando algo negativo a respeito do parceiro, pare e reflita sobre a veracidade desses pensamentos.

Para de querer controlar e vigiar

Nem sempre é fácil dar espaço para o companheiro. Você fica fuçando nas coisas dele ou fazendo um monte de questionamento?

Dê um jeito de mudar o seu comportamento. Por mais que pareça difícil, não há outra forma de mostrar que você confia no seu parceiro e não quer controlar a vida dele.

Fale abertamente com seu parceiro(a)

Quando a comunicação é direta e clara, os problemas se tornam menos frequentes. É essencial para o desenvolvimento da confiança que nenhum de vocês pense que o outro esteja escondendo algo.

Você está preocupado com alguma coisa? Reflita sobre o assunto e por que ele o incomoda e dê ao seu companheiro a oportunidade de explicar o que está acontecendo.

Por exemplo, não fique imaginando coisas. Se algo lhe passou pela sua cabeça, antes observe melhor e se mesmo assim perceber que tem algo, fale abertamente o que lhe incomoda.

Fale com seu par de forma amigável. O tom de acusação só serve para deixar a pessoa na defensiva. Dessa forma, a pessoa não irá lhe falar nada e sim irá te esconder.

Não busquem culpados

A atitude de colocar a culpa no outro só piora o quadro, especialmente quando a confiança já está abalada. Você não acredita no seu companheiro ou ele não confia no que você diz?

Tome cuidado para não adotar uma postura intimidadora e seja receptivo às palavras dele. Não o acuse, pergunte.

Confiar é ter qualidade na relação

Tenha em mente que a desconfiança no parceiro trás somente consequências negativas, enquanto a confiança trás apenas consequências positivas.

Confiar no parceiro é uma escolha que você deve fazer. A desconfiança não irá te garantir que você não será traída, assim como a confiança também não irá.

O melhor a se fazer é confiar que o parceiro é fiel (e ser fiel), tendo um relacionamento de qualidade, do que desconfiar que ele é infiel e acabar com a qualidade da relação até mesmo nos casos onde o parceiro era realmente fiel.

Optar por ter mais confiança é escolher a qualidade no relacionamento. Quando você confia em alguém, a probabilidade desse alguém também confiar em você é muito grande, por isso, escolher a confiança sempre será o melhor caminho.

Relacionamentos são baseados na confiança. Quando o laço é quebrado ou não existe, dificilmente se sustentam.

Continue Lendo sobre Relacionamento:

  1. 10 alimentos poderosos para evitar a Ejaculação Precoce
  2. O Sobrepeso e o Relacionamento do Casal
  3. Descobri que meu marido está me traindo e agora?
  4. Como Saber a Hora Certa de Casar
  5. Como Controlar o Ciúme no Relacionamento
  6. 5 Linguagens do Amor que podem Transformar a sua Relação
  7. Fazer Sexo Emagrece? A Resposta Vai Te Deixar de Queixo Caído!
  8. Ficar Mais Segura no Casamento é Possível SIM!
  9. Onde Encontrar Homens que Buscam Relacionamento Sério
  10. Dicas Irresistíveis Para Apimentar a Relação Ainda Esta Noite
  11. Crise dos 7 anos. Será que ela existe?

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.