Como Ficar Com os Cabelos Saudáveis no Verão

Veja como Blindá-los Contra os Danos sem Deixar de Aproveitar os Dias Quentes!

Oi, aqui é a Lorena! E preparei aquela dica para aproveitar o verão e continuar com os cabelos saudáveis sem medo de ser feliz!

Ah, o verão! Época do ano que une temperaturas altíssimas, praia, sol e muitos mergulhos na piscina, a estação é, infelizmente, um prato cheio para acabar com a saúde dos fios. Então, todo cuidado é pouco para manter o cabelo intacto e aproveitar o resto do ano com as mechas lindas.

Mais Lidas da Semana:

  1. Hidratação de Cabelo: Receitas Caseiras Poderosas
  2. Brilho em Cabelo Preto: 10 Segredos para Você
  3. Cabelos Danificados: como cuidar sem pagar salão

Afinal, não são somente os processos químicos que prejudicam os fios: o contato com a água e o sol também podem deixá-los com frizz, ressecados e quebradiços.

Confira as 10 dicas para curtir o verão sem se deixar abalar por esses problemas:

1 – O brilho foi embora? Máscara de hidratação!

Ela é capaz de repor os nutrientes de forma mais intensa do que o condicionador, por isso não abra mão de usá-la pelo menos a cada 15 dias. Procure também alternar o uso entre uma de poder reconstrutor e outra nutritiva. É só dar uma olhadinha no rótulo para identificá-las.

2 – Dormir com cabelo molhado? Melhor não!

A umidade deixa os fios fragilizados e por isso eles podem quebrar em contato com o travesseiro. O hábito também favorece o aparecimento de caspa. Evite!

3 – Use filtro solar nos cabelos.

Não é só a pele que precisa de proteção, sabia? O sol também danifica os fios, uma vez que degrada as proteínas. O excesso de exposição pode causar redução da força e perda de brilho. Para evitar, aposte em um leave-in com proteção solar de, no mínimo, FPS 50. E leve na bolsa para reaplicar a cada 2 horas. Chapéus e lenços, além de estilosos, também ajudam a proteger a região.

4 – Saiu da água? Cuide-se logo em seguida.

Sempre que os fios são expostos ao mar ou à piscina, ocorre um dano à estrutura da cutícula. Por causa disso, até a coloração pode mudar, principalmente, para as mulheres que já descoloriram o cabelo. Por isso, tome uma ducha logo em seguida, tirando os resíduos de cloro ou sal, e aplique água termal. Depois repasse o filtro solar em leave-in.

5 – Lave quantas vezes achar necessário.

Ao contrário do que muitos pensam, higienizar os fios todos os dias não é um problema, especialmente no verão. O número de vezes que se lava o cabelo varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Se o tipo de fio for mais seco, eles poderão ser higienizados menos vezes.

Já os oleosos precisam que as impurezas sejam retiradas com mais frequência. O importante é não exagerar na temperatura da água. Tome um banho morno e faça o último enxágue com água fria, para fechar as cutículas.

6 – Não deixe os cabelos presos por muito tempo.

Apesar de ser uma ótima forma de diminuir o calor, o uso excessivo dos prendedores pode enfraquecer os fios, principalmente, quando eles estão molhados. Com o passar do tempo, o hábito pode gerar até queda dos fios. Evite em especial os prendedores de silicone, os de borracha e os grampos.

Uma alternativa é usar os “hashis” (palitos) de madeira ou plástico para manter os fios no lugar. E se o calor for muito grande, que tal um corte que deixa a nuca fresquinha de fora?

7 – Não se assuste com a oleosidade.

Nesse período do ano, o calor estimula a produção de sebo no couro cabeludo. Então só preste atenção na hora de aplicar o condicionador: tente não aproximar o produto da raiz, pois isso torna a área mais oleosa, obstruindo a região. O que pode gerar até queda e caspa. Passe sempre no comprimento e pontas.

8 – Enxague muito bem!

É de extrema importância retirar completamente os produtos do cabelo, evitando resíduos nos fios. Isso porque, além de deixá-los com o aspecto opaco e sem movimento, um enxágue incompleto pode causar alergias no couro cabeludo e até queimaduras, uma vez que alguns produtos tem seu efeito potencializado pelo sol e pelo calor. Por isso, preste atenção na hora de banho para saber se saiu tudo mesmo.

9 – Cansou do mesmo visual sempre?

Sei que é difícil, mas evite também o uso do secador e chapinha com a potência elevada. Aposte em uma trança! Além de ser a cara da estação, o penteado não danifica o cabelo e ajuda a amenizar o calor.

10 – Cuidado ao Pentear!

Você sabia que o modo como você penteia o cabelo pode quebrá-lo? Por isso, o ideal é desembaraçar os fios a partir das extremidades e só depois partir para o restante do comprimento. Ao pentear os cabelos após um mergulho no mar ou piscina, os cuidados devem ser redobrados. O motivo? Os fios estão úmidos e, por isso, mais suscetíveis a quebra. O ideal é optar por dentes de madeira com pentes com dentes largos e utilizar produtos específicos para desembaraçar os fios.

Então, não deixe a água do mar, da piscina e o excesso de sol prejudicarem os seus fios. Se você já passou um longo período de folga na praia ou lugares com piscina, sabe que é difícil manter os cabelos com aspecto saudável nesses períodos. Porém, todo o cuidado é pouco!

CONTINUE LENDO MAIS SOBRE CABELOS:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.