Calorias – O Que São e Como Funcionam

Tudo o que precisa saber sobre as Calorias

Oi, aqui é a Lorena! E preparei esse artigo para saber tudo sobre calorias. Muitos falam sobre elas, mas o que será que é verdade e o que não passa de mito?

Afinal, o que são as calorias? De uma forma simples, é possível dizer que essa substância é a medida padrão para designar a energia originada do alimento, que desempenha papel fundamental para a realização das atividades físicas e para o metabolismo.

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A caloria é uma unidade de energia, fornecida ao organismo pelos nutrientes do alimento (carboidratos, lipídios, proteínas…) após a sua metabolização.

E, apesar de serem vistas como vilãs pois podem prejudicar a boa forma (geralmente as mulheres têm mais dificuldades para perder peso do que os homens), elas exercem funções básicas no organismo, como por exemplo, dar energia para todas as funções metabólicas, ajudar a manter a temperatura do corpo, auxiliar os batimentos cardíacos, favorecer a visão, além de outros.

Produção de energia a partir dos alimentos

A produção de energia no organismo humano a partir dos alimentos ocorre no interior das células, mais precisamente na organela citoplasmática denominada de mitocôndria. A energia é produzida a partir de um ou mais dos seguintes nutrientes como combustíveis:

  • Carboidratos (como a glicose, sacarose e lactose);
  • Proteínas (como a leucina e isoleucina);
  • Lipídios (como óleos e gorduras).

No interior da mitocôndria, o nutriente atua como combustível de uma reação de combustão. Muito se fala sobre o número de calorias de alimentos e bebidas e até mesmo sobre a quantidade que devem ser perdidas para emagrecer.

Então devemos contar calorias?

Quando consumimos mais energia do que precisamos, nosso organismo tende a armazená-la, podendo levar ao ganho de peso. Sendo assim, olhar o rótulo nutricional dos alimentos e, sempre que possível, comparar com produtos similares de outras marcas, é a melhor escolha a se fazer.

Alguns alimentos possuem poucas calorias, mas a qualidade dessas calorias muitas vezes é ruim, ou seja, são as famosas “calorias vazias”, aquelas que não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo, apenas induzem o ganho de peso!

Ao escolhermos um produto devemos verificar as quantidades de açúcares, gorduras (principalmente saturadas e trans, que são prejudiciais para nossa saúde), a quantidade de sódio, de fibras, e se possuem vitaminas e minerais.

Então, se as calorias também são importantes para o organismo, mas estamos sempre lutando para perder mais do que ganhar calorias, o que é preciso ser feito para que a quantidade de calorias não ultrapasse a necessária pelo nosso corpo?

A resposta é simples: praticar atividades físicas regularmente e tomar cuidado com a quantidade de calorias ingeridas diariamente, pois o corpo é como uma bateria.

Se você ingere mais energia do que gasta, ele guarda para usar depois sob forma de gordura. Simples assim.

Há ainda alimentos com calorias vazias e calorias cheias. No caso das calorias vazias, elas são representadas pelo baixo valor nutricional dos alimentos. Por isso, os alimentos com calorias vazias são considerados não saudáveis e devem ser consumidos com moderação. Já os alimentos com calorias cheias possuem grande valor nutricional e devem ser consumidos em maior quantidade.

Também é possível usar as calorias ao seu favor e até utilizá-las no processo de perda de peso, incluindo na sua dieta balanceada e saudável alimentos com calorias negativas.

Eles geram um gasto maior de energia, já que são adicionados ao corpo menos calorias do que as calorias necessárias para serem digeridas. Ou seja, apesar de alguns alimentos possuírem calorias, o seu efeito calórico é negativo, contribuindo para o emagrecimento de quem precisa perder alguns quilos.

Alimentos com calorias negativas

Uma alimentação saudável é aquela que reúne alimentos ricos em nutrientes como fibras, vitaminas ou minerais, por exemplo. Só que há alguns que são mais benéficos para a saúde, e outros, nem tanto.

Alimentos que não são inimigos da dieta e, por isso, devem ser consumido com mais frequência são aqueles que contêm calorias negativas, ou seja, eles aceleram o metabolismo, auxiliando a digestão. Consequentemente, são aliados da balança, pois ajudam a emagrecer.

Confira a seguir alguns alimentos com calorias negativas:

  • Abacaxi – rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C. Contém bromelaína, uma enzima que ajuda na digestão e pode dissolver coágulos no sangue, auxiliando na dieta. O abacaxi ajuda também a controlar a pressão arterial.
  • Abobrinha – rica em vitaminas A e C. Cerca de 90% de sua composição é água, por isso é diurética.
  • Agrião – rico em ferro, iodo, vitamina C e betacaroteno (antioxidante que retarda o envelhecimento). Auxilia no sistema respiratório.
  • Alface – rico em potássio, cálcio, ferro e vitaminas A, B3 e C. Tem poder antioxidante e age como calmante para quem sofre de insônia.
  • Alho – fonte de potássio, cálcio e magnésio. Ajuda a combater vírus, infecções e inflamações, além de auxiliar em problemas respiratórios, como asma e bronquite.
  • Ameixa – rica em potássio, magnésio, cálcio, fibras, betacaroteno e vitaminas C e E. Antioxidante (retarda o envelhecimento), estimula a digestão e combate a gripe.
  • Aspargo – rico em fibras, potássio e vitaminas B e C. Tem poder antioxidante e anticancerígeno. Aumenta o sistema imunológico.
  • Berinjela – fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas A, C e do complexo B. Reduz o colesterol no sangue.
  • Beterraba – contém proteínas, fibras, vitaminas A, B e C, ferro, potássio e zinco. Ajuda a combater anemia.
  • Brócolis – fonte de vitamina A e de sais minerais como cálcio, ferro e fibras. Antioxidante e anticancerígeno.
  • Cebola – fonte de vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Ajuda a prevenir gripe e auxilia em problemas estomacais e intestinais.
  • Cenoura – rico em betacaroteno, fibras, cálcio, zinco e vitaminas A, C e E. Auxilia a digestão, melhora a produção de sangue e, para as grávidas, aumenta a produção de leite.
  • Couve-flor – rico em cálcio, fósforo, e vitaminas A, B9 e C.
  • Couve – rico em fibras, fonte de vitamina C, ferro, cálcio e betacaroteno. Indicado para enfermidades do estômago e auxilia a digestão.
  • Damasco – rico em ferro, potássio, fósforo e vitamina A, B1, B2, B3 e C. Previne problemas no fígado e alguns tipos de câncer.
  • Framboesa – fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas A, B1, B5 e C. Rica em antioxidantes (retarda o envelhecimento), auxilia na digestão e no tratamento de inflamações na garganta e gengiva.
  • Laranja – fonte de vitamina C e caroteno. Ajuda a combater gripes e resfriados e pode prevenir alguns tipos de câncer.
  • Limão – rico em cálcio, potássio e vitamina C. Trata resfriados e gripes e melhorar a circulação do sangue.
  • Maçã – rico é cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco, vitaminas B, C e E. Contém peticina (fibra que a ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue). Tem poder antioxidante e evita a proliferação de células cancerígenas. Ajuda na digestão, no tratamento de resfriados.
  • Mamão – fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B e C. Contém papaína, que melhora a digestão e a prisão de ventre.
  • Manga – rica em vitaminas B e C em sais minerais como cálcio, fósforo, potássio, ferro e fibras. Previne doenças do estômago, evita problemas cardíacos e fortalece o sistema imunológico.
  • Melancia – rica em fibras, ferro, cálcio e vitamina A, B e C. Tem poder diurético, pois contém muita água em sua composição. Possui glutationa (substância que é um potente antioxidante e retarda o envelhecimento).
  • Melão – rico em cálcio, betacaroteno, potássio e vitaminas A, B, C. Tem poder diurético, hidratante, ajuda na menopausa e nas dietas de emagrecimento.
  • Mexerica – fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Ajuda a combater infecções e aumenta a resistência do organismo.
  • Morango – fonte de ferro, fibras e vitaminas B5 e C. Antioxidante, reduzir o colesterol, combate anemias e doenças da pele.
  • Pepino – rico em ferro, potássio e betacaroteno (antioxidante que retarda o envelhecimento). Tem efeito diurético.
  • Pimenta – propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, diminui risco de doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e pode ajudar no tratamento da enxaqueca. É antioxidante e rica em vitamina C.
  • Pimentão vermelho – rico em potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, C e do complexo B, e fonte de fibras. Antioxidante, pode prevenir doenças cardíacas.
  • Rabanete – fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas B1, B2 e C. Ajuda no processo digestivo, previne o organismo contra infecções e purifica o sangue, rins e bexiga.
  • Repolho – fonte de cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e C. Auxilia no emagrecimento e na digestão, estimula a queima de gorduras e combate o colesterol.

Temperos

Os temperos e condimentos dão um sabor todo especial à comida. Mas, eles também têm outra função: ajudar no processo de emagrecimento, pois possuem propriedades que atuam na queima de calorias.

Alguns temperos e condimentos ajudam também no combate ao câncer, problemas cardíacos e dores musculares.

Agora que você sabe que os temperos também podem ajudar no processo de emagrecimento, que tal acrescentar algum deles em sua dieta balanceada e saudável?

  • Açafrão-da-terra (ou cúrcuma) – regula o metabolismo, facilita a digestão de proteínas, reduz a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura.
  • Canela – o metabolismo da gordura é acelerado devido às substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. O ideal é consumir, pelo menos, meia colher de sopa de canela por dia.
  • Curry – acelera o metabolismo e atua como poderoso anti-inflamatório.
  • Gengibre – aumenta a temperatura do corpo e, por isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Pode ser consumido cru, em pedaços de 2 cm, refogado ou em forma de chá, três vezes ao dia.
  • Manjericão – ajuda na digestão e elimina os gases.
  • Mostarda – como contém açúcar, deve ser utilizada com moderação. Auxilia na redução de medidas. Uma colher (sobremesa) em saladas ou em outros pratos, duas vezes ao dia, é o suficiente.
  • Orégano – estimula a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, além de funcionar como um tônico digestivo.
  • Pimenta caiena – melhora a digestão, diminui a fome, acelera a queima de calorias e ajuda a eliminar toxinas.
  • Pimenta-do-reino – acelera o metabolismo e faz o corpo gastar mais energia na digestão.
  • Salsinha – efeito diurético, ajuda a reduzir gases e inchaço abdominal.
  • Orégano – estimula a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, além de funcionar como um tônico digestivo. O ideal é usar 2ml de óleo de orégano, dividido entre as refeições.

Seguir uma dieta que corta radicalmente as calorias diárias é benéfico?

Se você embarcar em um plano alimentar radical, que contenha menos de 1000 calorias por dia, o seu metabolismo vai ficar mais lento, ficando cada vez mais difícil perder peso. Comer pouco e pular refeições também contribui para um metabolismo devagar, quase parando.

A maior parte dos especialistas recomenda de cinco a seis pequenas refeições, a cada 3 horas. Assim, mantém a fome sob controle e não exagera na próxima refeição.

No entanto, cada organismo necessita de uma determinada quantidade para funcionar bem, por isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos como o metabolismo de cada pessoa, sexo, idade, peso, altura e rotina de exercícios físicos, e acima de tudo o seu objetivo.

Dica: os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, dentre outros, oferecem boas quantidade de fibras, vitaminas e minerais, sendo extremamente benéficos para o nosso organismo quando comparados aos alimentos industrializados que, na maioria das vezes, são altamente processados, com grandes quantidades de corantes, estabilizantes, e outras substâncias que são utilizadas para conservação dos produtos.

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