Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunológico

Não basta comer o suficiente. O importante é comer os alimentos certos.

Oi, aqui é a Lorena! E preparei esse artigo para mostrar quais são os alimentos que ajudam a fortalecer a nossa imunidade.

Não é novidade que uma boa alimentação é essencial para a saúde de um indivíduo, inclusive na prevenção de uma série de doenças. Vale destacar que uma dieta balanceada garante um bom funcionamento do sistema imunológico.

A capacidade do organismo se defender, combatendo bactérias e vírus causadores de doenças, é chamada de imunidade e quando esse sistema de defesa do corpo está enfraquecido, ficamos mais propensos a infecções.

A alimentação variada, rica em alimentos naturais e minimamente processados certamente te ajudará. Saiba como eles atuam no organismo, quais benefícios eles trazem e garanta uma melhor prevenção.

Peixe e derivados de leite

Além das chamadas proteínas completas, que trazem aminoácidos essenciais não sintetizados pelo nosso corpo, os produtos lácteos ofertam ômega 3.

Esse ácido graxo atua nas membranas celulares, incluindo os glóbulos brancos do sangue, tão fundamentais para repelir ataques ao organismo.

Pelo mesmo motivo, outra recomendação é inserir peixes no menu pelo menos duas vezes por semana.

Carnes, ovos e leguminosas

Antes de tudo, se sugere valorizar carnes e ovos nas refeições itens com quantidade adequada de proteínas de boa qualidade, além da vitamina D, zinco e ferro.

A deficiência de ferro interfere na imunidade, portanto alimentos com esse mineral devem compor a rotina alimentar. Além das carnes, vegetais verde-escuros e leguminosas como o feijão, também são ricos no nutriente.

Consuma junto com alguma fonte de vitamina C. Vale, por exemplo, espremer limão na salada que acompanha a refeição. Um estudo de Estocolmo (Suécia) comprovou que a vitamina C age aumentando a capacidade de absorção do ferro pelo organismo.

Oleaginosas

Opte por nozes, castanhas e amêndoas. Além de serem ricas em zinco, duas unidades de castanha-do-pará por dia são suficientes para alcançar a dosagem recomendada de zinco.

Elas farão subir os índices de selênio e magnésio, que com ação antioxidante, também contribuem para deixar as defesas em prontidão caso algum micro-organismo indesejado invada o corpo.

Se quiser variar, pode substituir a dosagem recomendada de castanha-do-pará por cinco castanhas de caju ou três avelãs.

Óleos vegetais

Outra fonte de ômega 3, eles estão liberados a veganos, assim como sementes como a de linhaça, chia e cânhamo.

Cereais integrais

Outro mineral importante é o zinco, que tem relação direta com as células do sistema imunológico. Um estudo feito em conjunto com diversas universidades comprovou o papel do nutriente na resposta do organismo a doenças.

Grãos integrais como aveia, quinoa e amaranto são ótimas pedidas e ricos também em vitamina B6, cuja deficiência pode comprometer a produção de anticorpos e a atividade das células de defesa.

Iogurtes e bebidas fermentadas

Não faltam artigos científicos que comprovam que os probióticos, chamados de bactérias do bem, contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Como uma microbiota saudável faz diferença na função imune, são bem-vindos os probióticos de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas

Frutas, verduras e legumes

O papel de frutas, legumes e verduras é que eles contêm pró-vitaminas A e C, além de antioxidantes. Dê preferência, as frutas devem ser consumidas de forma espaçada ao longo do dia.

A presença delas no café da manhã, à tarde e à noite é garantia de manter o nível de vitamina C na circulação sanguínea por mais tempo.

Aproveitar a variedade de legumes e vegetais no preparo de smoothies e sucos também é uma maneira de atentar para um quesito crucial nesse roteiro: a hidratação.

Água

Os especialistas são unânimes: é preciso beber bastante água, sempre. A desidratação altera a fluidez do sangue e, consequentemente, interfere no transporte de nutrientes e oxigênio para as atividades celulares e, portanto, para a imunidade.

Suplementos

A melhor vitamina é a que vem dos alimentos. Porém, quando não é possível ter uma alimentação variada e colorida, alguns suplementos de vitaminas e minerais podem entrar em cena, desde que respeitada a ingestão diária recomendada, uma vez que o excesso pode causar transtornos.

Assim, para ser eficiente, a suplementação deve contar com prescrição e orientação de um profissional médico ou nutricionista.

Alimentos alaranjados

Cenoura, mamão, abóbora e damascos, por exemplo, possuem uma grande concentração de vitamina A, grande combatente de invasores do nosso organismo.

E dá para incluí-las em todas as refeições do dia: experimente adicionar algumas fatias de mamão no café da manhã, cenoura e abóbora no almoço e jantar e damasco nos lanches entre refeições.

Adicionando um punhado deles a um mix de oleaginosas.

Chá verde

Esse chá possui polifenóis, conhecidos como EGCG (epigalocatequinagalato) e outras catequinas, que são potentes antioxidantes e impedem a multiplicação de vírus e bactérias.

O chá verde ainda contém flavonóides, conhecidos por estimular o sistema imunológico. Desse modo, o organismo fica mais resistente contra infecções.

Mel

Utilizado para combater problemas respiratórios e inibir a tosse, o mel possui substâncias anti inflamatórias e antibacterianas que trabalham como um escudo de proteção para o organismo.

Ele tem sua ação potencializada quando associado ao própolis. Além de melhorar a imunidade, o mel favorece o funcionamento intestinal e auxilia na cicatrização da pele.

Vale lembrar que é importante consultar um nutricionista para prescrever uma dieta rica e nutritiva, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Mantenha seu sistema imunológico fortalecido com uma alimentação adequada!

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