Alimentos para o Cabelo Crescer mais Rápido

Confira os principais alimentos que ajudam no “Projeto Rapunzel”

Oi aqui é a Lorena! Sabia que há alimentos que aceleram o crescimento dos fios? O que comemos pode realmente ajudar a reparar, fortalecer e alongar nossos cabelos.

Nossos cabelos sempre sofrem muito com químicas e processos agressivos, desde alisamentos até modelagens. Tudo isso, além de enfraquecer os fios, também retarda o crescimento do cabelo.

Mais Lidas da Semana:

  1. Hidratação de Cabelo: Receitas Caseiras Poderosas
  2. Brilho em Cabelo Preto: 10 Segredos para Você
  3. Cabelos Danificados: como cuidar sem pagar salão

Até mesmo a nutrição, por mais que positiva, pode fazer com que seu cabelo cresça menos. Nesse aspecto, o que comemos pode realmente ajudar a reparar, fortalecer e alongar nossos cabelos com vitaminas.

Fazemos de tudo para manter os nossos cabelos lindo e hidratados. Para isso aplicamos muito dinheiro em shampoo, condicionador, produtos especializados e salão de beleza.

Por que, às vezes, o cabelo demora a crescer?

Na verdade, não é que o seu cabelo está demorando a crescer, mas alguns problemas podem estar dando a impressão que os fios não estão aumentando de tamanho.

Quem costuma tingir e alisar, fazer escova ou chapinha, ir à praia ou à piscina com frequência pode reclamar que as madeixas não crescem. Mas elas crescem, sim. O problema é que arrebentam com facilidade.Caso esses fatores não aconteçam com você, a saída é consultar um dermatologista para fazer uma análise mais a fundo.

O profissional deve levar em consideração a alimentação, o nível de estresse, a intensidade dos exercícios, a qualidade do couro cabeludo e o funcionamento da tireoide.

Tudo isso pode desequilibrar o organismo e impactar nos cabelos, que ficam frágeis, quebradiços, sem brilho e ralos, dando a impressão de que não crescem.

Mas muitas mulheres sofrem com a perda capilar. Apesar dessa ser uma realidade mais presente na vida dos homens, as mulheres também perdem fio, na maioria das vezes, por falta de nutrientes.

Existem muitas coisas que podem ajudar no crescimento dos fios. Uma delas é a alimentação. Existem alguns alimentos que ajudam no crescimento do cabelo. Eles oferecem os nutrientes certos.

Frutas, vegetais, ovos e carnes magras estão cheios de vitaminas e outras substâncias capazes de deixar os fios mais saudáveis, tudo o que é necessário para que o cabelo fique forte, brilhante e não quebre ao longo do caminho.

Isso porque diversos alimentos apresentam características capazes de repor as vitaminas e nutrientes necessários para o fortalecimento dos cabelos. Para você ficar por dentro, separamos uma lista com os alimentos que mais influenciam na saúde capilar.

Hábitos alimentares que atrasam o crescimento do cabelo

De maneira geral, podemos citar os alimentos ricos em açúcar processado. Eles aumentam os níveis de insulina no sangue, potencializando o andrógeno, um hormônio masculino no corpo, que pode irritar e diminuir o tamanho dos folículos, que são responsáveis pela produção de cabelos.

Além disso, também podemos destacar uma alimentação rica em amidos, como pão branco e macarrão, alguns cereais, que são pobres em proteínas e podem deixar os cabelos pouco saudáveis, todos esses alimentos tendem a ter altos índices glicêmicos. Conheça os alimentos que ajudarão seu cabelo crescer mais rápido e saudável:

1 – Ovos

Os ovos possuem muita proteína, ferro e biotina, ajudando diretamente no crescimento do cabelo. Cada um destes nutrientes tem um papel específico e fundamental na formação de novos fios e na manutenção da saúde dos cabelos.

2 – Espinafre

O Espinafre é um vegetal rico em nutrientes que ajudam na prevenção da queda, crescimento e hidratação dos fios. Ocorre que a hortaliça contém componentes nutricionais ricos em Vitamina A, Vitamina C, Ácido Fólico (Betacaroteno) e Ferro em grande quantidade.

A Vitamina A é do tipo lipossolúvel e estimula as glândulas sebáceas e, como consequência, há uma maior proteção do couro cabeludo. A Vitamina C é hidrossolúvel e atua na prevenção da queda capilar, desgaste da fibra e descamação.

A ação desta vitamina também auxilia na eliminação de resíduos e sebo dos cabelos oleosos. O Ácido Fólico auxilia na substituição de células antigas do corpo por novas, o que inclui as células capilares.

3 – Abacate

É rico em gorduras saudáveis que deixam o cabelo mais brilhante e saudável. Se há um queridinho por aí, com certeza é o abacate! Rica em vitaminas B, E e ácidos oleicos, ou seja, gorduras boas e saudáveis, a fruta é importante para que o cabelo cresça forte, macio brilhante.

O abacate é também super versátil: pode ser incluído em saladas, torradas ou até mesmo na sobremesa.

4 – Cenouras

As cenouras têm vitaminas vitais, como C e E, que estimulam o crescimento dos fios e engrossam o cabelo quando ingeridas diariamente. Para facilitar o crescimento, um caminho muito bom é tomar um copo (mais ou menos 85g) de suco de cenoura fresco por dia.

Você pode até mesmo fazer uma vitamina, adicionando beterrabas, maçãs e gengibre.

5 – Canela

A canela contribui para o fluxo adequado de sangue nos vasos que circundam o couro cabeludo. A saúde da circulação é essencial para que haja oxigênio e nutrientes que levam ao desenvolvimento dos folículos pilosos que dão origem aos fios.

6 – Carnes magras

Os cabelos são pura proteína, e se existe falta dela no organismo, o crescimento falha. Por isso o consumo de carnes magras, como frango ou peru, são essenciais para esse processo.

7 – Amêndoas

Amêndoas são importantes para o crescimento rápido, com vigor, dos fios. Isso graças ao alto teor de biotina. Ela também possui uma vitamina do complexo B amplamente usada por especialistas para combater a queda dos cabelos.

A biotina é hidrossolúvel e bastante usada em produtos para combater a queda dos fios, pois ela age diretamente na formação de tecidos em nosso organismo e através disso favorece o crescimento celular e a produção de ácidos graxos.

Adicioná-las a sua alimentação, vai auxiliar seu cabelo a crescer. Os resultados podem ser notados em poucos meses após a adição da amêndoa na dieta.

8 – Sementes de girassol

Sementes de girassol podem conter alta concentração de vitamina E, mesmo em pequena quantidade. Esta vitamina melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, fazendo o cabelo crescer até mais rápido.

9 – Iogurte grego

Se você quer variar o café da manhã ou lanche da tarde, que tal apostar no iogurte grego? Ele é uma comida curinga quando se trata de fazer o cabelo crescer! O iogurte é rico em vitaminas, proteínas e zinco, essenciais para esse processo.

Ele também contém vitamina B5, que estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. O ácido pantotênico é comumente adicionado a produtos para a pele e cabelos, mas ingeri-lo através do iogurte é muito mais saudável.

10 – Salmão

Salmão, sardinha e atum são peixes ricos em ômega-3, uma gordura que não é produzida naturalmente pelo corpo, mas é essencial para fazer o cabelo crescer! Além de evitar a queda e deixar os fios mais brilhantes, ela é super importante para fortalecer o sistema imunológico.

11 – Pimentão amarelo

O pimentão amarelo tem 5 vezes mais Vitamina C do que a laranja. Essa vitamina é um poderoso antioxidante, capaz de fazer o cabelo crescer, reforçar os folículos pilosos e a haste do cabelo, impedindo que os fios quebrem.

12 – Batata-doce

A batata-doce é rica em betacaroteno. Um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina no organismo humano e ainda estimula o bom funcionamento das glândulas sebáceas.

Estas glândulas produzem sebo e facilitam a condição para o desenvolvimento saudável dos fios e promovem a selagem das cutículas.

13 – Ostras

Os benefícios trazidos ao consumir ostras são muitos, em especial por suas reservas de minerais, vitaminas e demais compostos orgânicos. Ostras são ricas em proteínas, Vitaminas C, D, B1 e outros minerais como o Zinco.

A Vitamina D é lipossolúvel e essencial para manter o equilíbrio mineral dos fios, favorecendo a absorção de outros nutrientes.

Já a Vitamina B1 (Tiamina) tem um papel importante na metabolização dos carboidratos por nosso organismo.

14 – Acelga, agrião e couve

As três folhagens apresentam em sua composição uma substância chamada Metilsulfonilmetano (MSM). Trata-se de uma forma biológica do enxofre, essencial para a saúde dos cabelos, unhas, cartilagem e da pele.

O MSM também age na melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo que, como vimos, é fundamental para o transporte de nutrientes.

O MSM nutre os fios, aumentando sua espessura, fortalecendo os e acelerando o crescimento. Ele também estimula a produção de colágeno e queratina pelas células, colaborando assim para a elasticidade da pele e vitalidade dos cabelos.

15 – Soja e lentilha

Grãos como a soja e a lentilha, quando adicionados à dieta, podem contribuir para o crescimento rápido e saudável dos cabelos. Eles possuem nutrientes poderosos como o ferro, que é um mineral fundamental para a saúde do corpo e dos cabelos.

Uma dieta rica e equilibrada é fundamental para se obter todos os benefícios que os alimentos oferecem e de quebra ter cabelos bonitos.

16 – Frutas cítricas

Laranja, morango, mamão, tangerina devem fazer parte da dieta para fazer o cabelo crescer. As frutas cítricas são riquíssimas em vitamina C, ou seja, são uma super fonte de antioxidantes.

Seu benefícios para a pele já são bem conhecidos, mas essas substâncias também são importantes para os fios: elas protegem os cabelos das agressões do dia a dia e dos radicais livres, que deixam os fios frágeis e ressecados.

17 – Chocolate amargo

O chocolate amargo tem minerais vitais para o fortalecimento dos cabelos, que incluem zinco, cobre e ferro. A mistura desses elementos ajuda a trazer o fluxo de sangue para o seu couro cabeludo e promove o crescimento. Mas, coma com moderação, é claro!

18 – Folhas de goiaba

Para conseguir extrair os benefícios das folhas, é necessário fervê-las. Elas são ricas em vitamina C, que ajuda na produção de colágeno. Depois de levantar fervura, espere a água esfriar e use em seu cabelo como tratamento. Esse segredinho ajuda a prevenir a queda dos cabelos e ainda fortalece os fios.

Dica: É importante manter uma frequência de corte a cada seis meses, evitar o uso excessivo de secadores e chapinhas, adotar uma rotina de lavagem saudável alternando os dias e não dormir com os fios molhados, que podem contribuir para o aumento de fungos e bactérias no couro cabeludo, prejudicando a saúde dos cabelos. Com esses cuidados seu cabelo vai crescer mais rápido!

CONTINUE LENDO MAIS SOBRE CABELOS:

Recomendado Para Você:

O que você achou? Deixe seu comentário aqui!
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.