A Meditação e os Benefícios de Cuidar Também da Saúde Emocional

Como escolher a melhor linha de meditação para você

Oi, aqui é a Lorena! E preparei esse artigo sobre Meditação e como ela pode ajudar no dia-a-dia. Meditar nos ensina a desapegar da necessidade de ter controle das coisas que vão acontecer e de tentar solucionar problemas que, possivelmente, nem existirão.

Meditar não é “não pensar em nada” ou ficar com a mente “em branco.”

Existem vários tipos de meditação, elas variam conforme a tradição e o motivo pelo qual são realizadas.

A meditação profunda e praticada de forma correta pode trazer diversos benefícios para os adeptos, e para que haja essa sinergia é muito importante que se busque por aquela que respeite e siga suas crenças e cultura.

O que é meditação?

Para explanar sobre os tipos, primeiro vamos entender o que é a meditação.

Muitos livros e praticantes a definem como o despertar do homem para a conexão com o interior, o que traz autoconhecimento, paz, controle mental, espiritual e físico.

Assim, é como se estivéssemos nos dispondo e mostrando o interesse de se encontrar com o nosso melhor e buscar a paz espiritual.

Essa prática auxilia a encontrar o caminho e a motivação para seguir em frente. Isso é, a cada vez que entramos em um estado meditativo temos a oportunidade de agirmos em busca do nosso bem-estar, onde o silêncio nos proporciona o encontro das melhores respostas por meio de nosso espírito e mente.

Por que e como meditar?

Foi provado cientificamente que a prática da meditação é benéfica em diversos sentidos, trazendo um equilíbrio psicológico para os praticantes.

Sendo assim, existem várias vertentes: meditação para ansiedade, estresse, depressão, déficit de atenção, sabedoria, calma, etc.

Com ela, é possível discernir todos os sentimentos negativos e positivos e, assim, encontrar um equilíbrio ou sentido maior para tudo que acontece em nossas vidas.

Por isso, são inúmeros os benefícios da meditação, como:

  • Ajuda a conter a raiva e o estresse;
  • Purifica as energias;
  • Evolui a compreensão e acalma;
  • Eleva a espiritualidade;
  • Promove o bem-estar;
  • Aumenta a produtividade, concentração e segurança;
  • Ajuda a superar traumas;
  • Desperta a mente;
  • Traz motivação;
  • Traz paz interior;
  • Aumenta a produção de hormônios.

Tipos de meditação

Meditação Budista

A descrevendo de maneira básica: busca a purificação, o foco na vida e a compreensão dos desejos humanos.

Zazen: significa “meditação sentada”, como a tradução já diz, geralmente é feita na posição de lótus, isto é, sentado com as pernas cruzadas. E o foco é totalmente voltado na movimentação do ar.

Vipassana: significa “visão clara”, visa sempre a concentração, tranquilidade e investigação, isto quer dizer, tomar atenção plena em absolutamente tudo do corpo.

Consciência Plena: neste caso, é uma adaptação das principais e tradicionais práticas budistas e ela vem da concentração intencionalmente do momento presente.

Metta ou Kindness: essa palavra significa bondade benevolência e boa vontade. Essa meditação se realiza sentado com os olhos fechados e visando os sentimentos citados.

A sequência de evolução é a seguinte:

1. Você mesmo;

2. Um(a) amigo(a);

3. Uma pessoa “neutra”;

4. Uma pessoa difícil;

5. Quatro pessoas anteriores juntas;

6. Universo inteiro.

Meditação Hindu

Mantra (OM): se utiliza o mantra para que entre no estado meditativo com mais facilidade, pois devido a vibração transmitida ela induz ao estado de relaxamento.

Existem alguns outros mantras famosos: om, so-ham, rama, yam, ham, om namah shivaya, om mani padme hum e nam myoho rengue kyo, etc.

Transcendental: Foi introduzido por Maharishi Mahesh Yogi, sendo uma forma mais ampla para meditação estabelecida através de diversos sons.

Yoga: Não existe na verdade uma e única meditação com esse nome, mas diversos exercícios de Yoga que auxiliam para uma meditação. Podemos citar:

  • Despertando o Terceiro Olho;
  • Meditação dos chakras;
  • Trataka – Fixação ocular;
  • Meditação Kundalini;
  • Kriya Yoga;
  • Meditação do Som;
  • Tantra.

Eu Sou: Essa é a tradução de “Atma Vichara” que também pode significar “investigar”.

E busca principalmente encontrar nossas raízes e o princípio, para que possamos desvendar a pergunta “Quem sou eu?”.

Meditação Chinesa

Taoísta: É uma tradição filosófica que visa e enfatiza a vida em harmonia. Esse termo significa: “princípio” ou ainda “caminho”.

A principal característica é a transformação e geração de energia interna, além de existir outras diversas técnicas de meditação que partem da concentração e visualização.

Como:

  • Meditação Respiratória (Huanqi);
  • Meditação Vazio (Emptiness);
  • Neiguan (Visualização Interna);
  • Shouyi;
  • Yuanyu;
  • Zuobo ;
  • Zuo Wang.

Chi Kung: Significa “cultivo de energia”, e parte de um exercício que fortalece corpo e mente para a busca da saúde pela meditação.

Isto é, uma técnica um tanto quanto diferente porque mexe com movimentos corporais lentos, onde o foco continuará no interno e na respiração.

Meditação Cristã

Dentro dessa meditação existem outras 3 que completam:

  • Oração contemplativa: repetição de frases sagradas.
  • Leitura Contemplativa: ler e pensar o ensinamentos da Bíblia.
  • Sentado com Deus: silenciosamente concentrar a mente na presença de Deus.

Meditação Guiada

É uma prática moderna que é baseada em todas as tradições anteriores. Isto é: dependerá somente de você criar uma fórmula para melhor se concentrar em uma meditação, geralmente ela é guiada de um som e até mesmo vídeos.

Portanto existem diversos tipos de meditação, todos com sua particularidade e dirigidas por tradições distintas. Mas todas elas seguem a mesma linha de objetivo que é conectar o homem com sua verdadeira essência para assim encontrar o equilíbrio e paz interior.

A meditação é uma das ferramentas para isso. E o mais interessante é que é preciso poucos minutos diários para começar.

Aproveito para compartilhar os principais benefícios da meditação, quem sabe você se anima a começar a praticar também.

1. Melhora a ansiedade

Buscar o equilíbrio emocional por meio da meditação reduz o estresse e, por consequência, reduz a ansiedade.

Aprendemos a deixar o passado lá atrás e viver o momento presente, sem ansiar pelo futuro. Ou seja, aprendemos a viver um dia de cada vez.

2. Melhora a qualidade do sono

Dedicar poucos minutos por dia (5 minutos já são suficientes!) ajuda a encararmos todas as atividades do dia a dia sem levar os pensamentos e a preocupações para a nossa cama quando vamos dormir.

3. Melhora a concentração

Meditar é excelente para treinar a mente a direcionar a atenção para os momentos mais relevantes, aumentando a capacidade de foco e aprendizado.

Você consegue absorver mais informações em um espaço menor de tempo e gastando uma menor quantidade de energia corporal.

Esses são alguns benefícios da meditação, mas ela tem muitos outros. Procure se motivar ainda mais a aprender essa técnica e procurar desenvolvê-la. Garanto que irá gostar do resultado.

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